A nossa missão é produzir o melhor peixe, respeitando os nossos colaboradores, comunidade, o bem estar animal e o meio ambiente.

Alternativa à importação de pescado de produções intensivas

Verifica-se atualmente um enorme défice entre a procura e oferta de pescado na Europa e especificamente em Portugal, com elevados níveis de importação. Cerca de 90% do robalo e da dourada consumidos em Portugal é importado, maioritariamente de criação em jaulas offshore na Grécia, Espanha e Turquia. A aquacultura massiva, com culturas intensivas em mar aberto e em jaulas de alta densidade, embora eficiente a nível financeiro, não verifica, na maioria dos casos, cuidados com a sustentabilidade, o meio ambiente e o bem-estar animal. A NaturaFish dá assim resposta ao défice entre a procura e a oferta, ajudando a manter o stock de peixe no mar e fornecendo pescado português, proveniente de aquacultura sustentável, com preocupações ao nível da saúde, sustentabilidade e bem-estar animal.

Instalação integrada

As instalações da Empresa integram-se harmoniosamente na Rede Alvor Natura 2000. Os tanques foram escavados no solo, tendo a sua construção sido feita com materiais nativos.  Sendo as instalações projetadas de modo a estarem integradas na natureza e no ecossistema do estuário, a produção respeita a vegetação e vida animal locais, nomeadamente das espécies protegidas do Santuário de Aves Marinhas em que está inserida. Os cabos aéreos foram removidos e substituídos por cabos subterrâneos e de superfície. Os tanques estão cobertos com redes para manter a segurança dos peixes e pássaros.

Qualidade da água

Os tanques de produção e toda a instalação foram projetados para garantir uma gestão de água eficiente e  a sua renovação a 100% a cada 24 horas. As variáveis críticas, como qualidade, fluxo, renovação e oxigenação da água, são ativamente monitorizadas, geridas e controladas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Devido à renovação permanente e retenção da água antes da descarga no mar, a concentração dos nutrientes (libertados pelo pescado) na água representa reduzidos impactos para o ecossistema.

Equilibrio do Ecossistema

As operações da NaturaFish promovem o equilíbrio do ecossistema. A água dos 19 tanques que compõem a produção é completamente renovada a cada dia com a troca de marés. As águas da aquacultura libertadas para a Ria são ricas em nutrientes fundamentais para o desenvolvimento das microalgas que, por sua vez, são o alimento dos crustáceos cultivados no estuário e fornecem nutrientes no topo da cadeia alimentar. O equilíbrio é mantido pela atividade simbiótica da criação de peixes e crustáceos no mesmo ecossistema.

Bem-estar animal

O peixe nada livremente nos espaçosos tanques escavados no estuário, onde crescem naturalmente. Os níveis de oxigénio são cuidadosamente controlados. A alimentação suplementar (além da alimentação viva fornecida naturalmente com a troca das marés) é automatizada, seguindo um plano cuidadoso que considera o tamanho, o estágio do ciclo de vida, o clima e o crescimento. Diferentes fórmulas de ração são utilizadas em resposta a diferentes riscos patológicos. A qualidade da água, principal motor da prevenção de doenças, é cuidadosamente monotorizada e garantida, principalmente por meio da constante renovação. Os óleos essenciais são utilizados para tratar certas condições de saúde e tranquilizar os peixes, reduzindo o stress do manuseamento, por exemplo, durante a amostragem.

Para a colheita, são utilizadas técnicas especiais para reduzir o stress, diminuindo a liberação de adrenalina e resultando num sofrimento mínimo para o animal. Os baixos níveis de adrenalina contribuem também para melhorar a preservação dos sabores naturais e aumentar a vida útil.

Ração Sustentável

A NaturaFish tem um forte compromisso com o uso de rações animais sustentáveis, liderando o desenvolvimento de um novo tipo de ração, em parceria com a Aquasoja. Adicionalmente, estão a ser implementadas fontes vegetais para alimentação e utilizadas fontes alternativas de ômega-3 e ácidos gordos. Além da alimentação suplementar, o peixe criado na NaturaFish beneficia de ração viva fornecida naturalmente com cada troca de marés, duas vezes ao dia. Esta combinação de ração suplementar e natural otimiza a saúde animal, tornando-os praticamente indistinguíveis do peixe selvagem da mais alta qualidade, em sabor, textura, cor e forma.

Criação de Emprego

A atividade económica com maior impacto na região do Algarve é o turismo e a sazonalidade característica dominante do emprego. A NatutaFish consciente da importância de uma cultura de responsabilidade, também social , cria postos de trabalho de qualidade que, não só combatem a sazonalidade como a precaridade, abandono e fuga de mão de obra. A NaturaFish investe fortemente em I&D, tem uma equipa diversificada de especialistas em biologia marinha, farmácia, nutrição e ciências oceânicas. Desenvolve parcerias de I&D com fornecedores, instituições de pesquisa e universidades, empregando PhDs e outros profissionais altamente qualificados